- Janete Enfermagem Saúde e cia

Janete Enfermagem Saúde e cia

ATUALIZAÇÕES NA AREÁ DE ENFERMAGEM E SAÚDE EM GERAL, INCLUÍNDO CONGRESSOS, CONCURSOS , CURSOS ARTIGOS E ETC...

Siga-nos

test banner

sábado, 28 de abril de 2012


Tratamento para dor relacionada a neuropatia diabética

Apesar da dor nos pés ser a forma mais nítida de desconforto relacionado à diabetes (veja Diabetes e problemas nos pés), a neuropatia pode provocar dores e desconfortos no corpo inteiro. Dor grave pode exigir uma combinação de medicações complementares, como um antidepressivo e um anticonvulsivo. Veja outras opções de tratamento.
  • Aspirina, acetaminofen ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINE's) como o ibuprofen. Esses comprimidos estão disponíveis nas farmácias, porém pergunte ao seu médico qual o melhor para você. Por exemplo, as pessoas com problemas renais devem evitar os AINE's, que podem piorar suas condições. No entanto, não espere por milagres. Enquanto medicamentos para a dor vendidos na farmácia são baratos e convenientes, eles podem não ser eficazes o suficiente para curar a maioria das dores relacionadas à neuropatia.
  • Antidepressivos. Muitos pacientes obtêm pelo menos um alívio moderado de uma classe mais antiga de medicamentos antidepressivos conhecidos como tricíclicos (como amitriptilina, imipramina e desipramina), que parecem evitar que os sinais da dor cheguem ao cérebro. Porém, muitos pacientes acham esses medicamentos difíceis de tolerar porque eles produzem uma grande variedade de efeitos colaterais, de boca seca e dores de cabeça a ataques epiléticos e alucinações. Alguns medicamentos mais novos podem oferecer alívio da dor neuropática, com menor risco de efeitos colaterais. Em 2004 o FDA aprovou a duloxetina (Cybalta) para o tratamento da neuropatia causada pela diabetes. Em um estudo, 51% dos pacientes que tomaram a duloxetina alcançaram pelo menos 30% de redução prolongada da dor. Em doses altas, o duloxetina pode causar náusea, fadiga, tontura e outros efeitos colaterais.
    Tratamento para dor relacionada a neuropatia diabética
    Os AINE's como o ibuprofen e 
    antidrepressivos provaram 
    ser eficazes contra 
    a dor relacionada a neuropatia 
    diabética
  • Capsaicina. Este é um creme para a pele que contém a substância que faz com que as pimentas caienas ardam. Como você pode imaginar, um tranqüilizante feito a partir de pimentas ardidas a princípio, porém após usos repetitivos a capsaicina parece anular as sensações dos receptores da dor;
  • Medicamentos anticonvulsivos, incluindo carbamazepina, gabapentina e topiramate. Em 1998, um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana revelou que os pacientes diabéticos com neuropatia que tomaram gabapentin tiveram menos dor em comparação aos pacientes que tomaram placebos. Porém, aproximadamente um em quatro pacientes que tomaram gabapentina relataram tontura e sonolência.
  • Codeina. Seu médico pode receitar uma pequena dose deste narcótico se você estiver passando por um período de dores graves. No entanto, a codeína pode causar certa dependência, por isso não é uma boa escolha para o controle da dor a longo prazo.
  • Mexiletina. Este medicamento é normalmente usado para regular o ritmo cardíaco, porém pelo menos três estudos revelaram que ele pode ajudar a aliviar a dor neuropática. Efeitos colaterais podem incluir indisposição.
  • Estimulação elétrica. Você quer acabar com a dor? TENS pode ajudar. TENS significa estimulação nervosa elétrica transcutânea (transcutaneous electrical nestimulationrve). Eletródios são aplicados na pele sobre a área da dor e descarregam um pequeno choque de corrente elétrica. (É indolor, apesar de causar uma sensação de formigamento). Um tratamento relacionado, estimulação nervosa elétrica percutânea (percutaneous electrical nerve stimulation), ou PENS, usa agulhas de acupuntura. Os médicos acreditam que a estimulação elétrica fecha as "portas" que os sinais de dor devem passar até chegar ao cérebro. A carga elétrica pode também estimular o cérebro na produção de endorfinas, os hormônios naturais do organismo que curam a dor. As unidades de TENS são pequenas o bastante para serem usadas ou carregadas. Em um estudo, 75% dos pacientes que usaram dispositivos de TENS relataram redução da dor; em outro, 90% dos pacientes tratados com PENS sentiram-se melhor. Porém, a dor parece voltar se você parar de receber o tratamento.
  • Tratamento anódino. Anódino é uma palavra antiga para remédio ou qualquer coisa que alivie o estresse ou desconforto. Porém, o tratamento anódino é um tratamento de alta tecnologia que alivia a dor com a energia da foto-irradiação (esse é um termo que descreve um tipo especial de luz que não pode ser detectada a olho nu). Os dispositivos usados para este tipo de tratamento possuem almofadas equipadas com diodos emissores de luz que envolvem a pele. Em teoria, a luz aumenta os níveis de óxido nítrico nos vasos sangüíneos, o que melhora a circulação. O tratamento anódino não é um milagre para a cura da neuropatia (apesar de às vezes ser assim considerado). Porém, pode ser um tratamento alternativo lógico para algumas pessoas com essa complicação comum.

    Em um estudo de 2004, os pacientes com neuropatia moderada tiveram menos dor e maior sensação após apenas seis sessões com o tratamento anódino. No início do estudo, 90% daqueles com neuropatia tiveram problemas de equilíbrio, porém esse o número caiu para 17% após os tratamentos. No entanto, aqueles que tiveram neuropatia grave não tiveram qualquer melhora na dor ou sensação. Algumas clínicas oferecem tratamento anódino, porém você também pode comprar os dispositivos para auto-tratamento em casa.
  • Acupuntura. Se você injeta insulina e verifica sua glicose regularmente, as agulhas pequeninhas que os acupunturistas usam para tratar a dor e outras condições não lhe incomodarão nem um pouco. Em um estudo, aproximadamente 90% dos pacientes com neuropatia diabética periférica relataram alívio da dor; o tratamento com agulhas pareceu melhorar o humor, sono e mobilidade também. Em outro estudo, os pacientes que receberam acupuntura puderam parar de usar os medicamentos para a dor. Curas tradicionais dizem que a acupuntura funciona alterando o fluxo de qi, uma força interna mística no corpo. Médicos ocidentais afirmaram que o qi é mais mito do que qualquer outra coisa e que o tratamento com agulhas provavelmente trata a dor através da produção de endorfinas que aliviam a dor.
  • Tratamento magnético. um estudo revelou que palmilhas magnéticas melhoram a queimação, falta de sensibilidade e formigamento causados pela neuropatia diabética.
  • Filme de poliuretano. Uma nova abordagem que parece ajudar a proteger pontos fracos é envolvê-los como as sobras do jantar da noite anterior usando papel filme de poliuretano. Estudos mostram que criar uma barreira física em volta das feridas causadas por nervos danificados pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aumentando a mobilidade e melhorando o sono e o humor.
Leia a próxima seção para as opções de tratamento que podem ajudar quanto à tontura.
Para mais informações sobre a diabetes e condições relacionadas, acesse os seguintes links:
  • Neoropatia diabética é uma doença que não deve ser deixada sem diagnóstico. Saiba mais neste artigo.
  • O artigo Sintomas da diabetes mostra sinais diversos da doença, de aumento na sede e fome a súbita perda de peso.
  • Leia sobre o Tratamento da diabetes para saber sobre as opções de tratamento disponíveis para as pessoas que sofrem deste doença.
  • Para saber mais sobre a diabetes em geral, incluindo o diagnóstico, causas, sintomas e tratamento, visite nossa página principal sobre aDiabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário