ASCITE - Janete Enfermagem Saúde e cia

Janete Enfermagem Saúde e cia

ATUALIZAÇÕES NA AREÁ DE ENFERMAGEM E SAÚDE EM GERAL, INCLUÍNDO CONGRESSOS, CONCURSOS , CURSOS ARTIGOS E ETC...

Siga-nos

test banner

domingo, 1 de abril de 2012

ASCITE


ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acumulo de líquido dentro da cavidade abdominal.

O líquido ascítico (ascite), fica livre dentro da barriga, em volta dos órgãos intra-abdominais. Quando o volume de líquido é muito grande, os intestinos ficam "boiando" dentro do abdômen.

O mecanismo de formação da ascite é semelhante ao que ocorre nos edemas (leia: INCHAÇOS E EDEMAS). Em última análise, a ascite se forma pelo vazamento de líquido dos vasos sanguíneos que irrigam o peritônio, membrana que recobre os órgãos abdominais.

Na maioria dos casos essa incapacidade dos vasos de reter os líquidos dentro dos mesmos ocorre por doenças que levam a pelo menos uma das 3 alterações abaixo:
Ascite
Ascite - Líquido livre na cavidade abdominal
- Aumento na pressão dentro dos vasos, normalmente por obstrução do fluxo.

- Retenção de sal e água pelos rins.

- Redução na concentração de proteínas do sangue que ajudam a segurar água dentro dos vasos.

Causas de ascite

A principal causa de ascite é a cirrose hepática (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA). A cirrose causa as três alterações descritas acima e pode cursar com ascites volumosas, frequentemente com mais de 10-15 litros de líquido ascítico na cavidade abdominal.

A cirrose hepática, normalmente secundária a hepatite viral (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES) ou por abuso de bebidas alcoólicas (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO) é responsável por até 85% dos casos de ascite.

Além da cirrose, qualquer outra doença que cause hipertensão portal (obstrução da veia porta) como esquistossomose e a trombose da veia porta, também levam a formação de ascite.

Os outros 15% são divididos entre as seguintes doenças:
Sintomas da ascite

A ascite volumosa, principalmente em pessoas magras, é facilmente reconhecida e até leigos conseguem notar sua presença.
Ascite
Aumento do volume abdominal por ascite

Em doentes obesos ou nos casos em que o acumulo de líquido não é muito grande, pode-se haver dúvidas no diagnóstico. Neste caso, um exame de ultra-sonografia ajuda na identificação de líquido livre dentro da cavidade abdominal.

O que ajuda muitas vezes no exame físico é o fato de que a ascite frequentemente vem acompanhada de outros sintomas de doença hepática, como icterícia, aumento do fígado, circulação colateral etc...

A ascite quando muito volumosa causa muito desconforto ao paciente. Muitas vezes a quantidade de líquido é tão grande que distende a parede do abdômen causando hérnias umbilicais, dor abdominal e dificuldade respiratória por restrição à movimentação do diafragma.

Uma das complicações da ascite é a infecção da mesma. O líquido ascítico é um ótimo meio de cultura e frequentemente as bactérias dos intestinos conseguem deslocar-se para a cavidade peritonial, infectar a ascite e causar uma peritonite.

Tratamento da ascite

O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese. Este consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico.

A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.
Ascite - paracentese
Local para punção na paracentese
Além da possibilidade da drenagem de vários litros de ascite para alívio sintomático do paciente, a paracentese também serve como procedimento diagnóstico uma vez que pode-se aproveitar amostras da ascite para avaliação bioquímica, pesquisa de infecções e de células cancerígenas.

O líquido ascítico normal é amarelo claro transparente, semelhante a urina. Em casos de infecção da ascite o líquido torna-se turvo e por vezes purulento. Nas ascites secundárias a neoplasias do peritônio a ascite costuma ser sanguinolenta.

Nos casos de infecção do líquido ascítico, o paciente deve permanecer internado para tratamento com antibióticos. A não erradicação da infecção pode levar a sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?) e consequentemente ao óbito.
Ascite
Aspecto mais comum da ascite
A paracentese ajuda na drenagem da ascite e na investigação diagnóstica, porém, não age na causa central da formação da ascite. Se nada for feito para se controlar o acumulo de líquido intra-abdominal, a paracentese se torna apenas um procedimento paliativo já que o líquido estará todo de volta em questão de dias ou semanas.

O tratamento definitivo da ascite consiste no tratamento da doença de base. A restrição do consumo de sal e o uso de diuréticos (leia: PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?) são duas medidas essenciais para tentar impedir a formação de ascite enquanto não se consegue controlar a doença primária.


Leia o texto original no site MD.Saúde: ASCITE | Causas e tratamento http://www.mdsaude.com/2009/11/ascite.html#ixzz1qnAjVQcZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário